pilates para crianças

porque as crianças
devem fazer pilates?

“FIRST EDUCATE THE CHILD.”
(Joseph Pilates, 1934)

Segundo Joseph Pilates, na infância os maus hábitos são tão facilmente adquiridos como os bons. Nesse sentido devemo-nos concentrar na aquisição de bons hábitos, evitando que, no futuro, tenhamos a necessidade de correção dos maus, o que frequentemente se torna impossível.

Desta forma é de extrema importância ensinar à criança o desenvolvimento correto e equilibrado entre corpo e mente.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) os jovens entre os 5 e os 17 anos devem realizar pelo menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a vigorosa. A maior parte dessa atividade deve ser aeróbia, no entanto, devem-se incorporar exercícios de fortalecimento ósseo e muscular, pelo menos, três vezes na semana.

Ainda de acordo com esta organização, em crianças e adolescentes, quantidades elevadas de comportamento sedentário estão associadas ao aumento da gordura corporal, à diminuição da saúde cardiometabólica, a uma menor condição física, más posturas, à redução do comportamento social e redução da duração do sono.

existem inúmeros fatores que podem ser causadores de más posturas em crianças:

DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA

o desenvolvimento motor das crianças passa por diversas fases:

Fase de movimentos especializados (7-14 anos):

Nesta fase, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos desportos. É neste período que as habilidades fundamentais são refinadas, combinadas e elaboradas. Excelente fase para introdução de exercícios através do Pilates.

A Pilates Method Alliance (PMA) criou o conceito de Magic Window. Após vários estudos observou-se que na faixa etária entre os 9 e os 13 anos obtêm-se os melhores resultados em relação ao desenvolvimento motor e cognitivo com a prática de exercícios de Pilates.

o método pilates

O método Pilates, por ser uma técnica tão completa que integra o corpo, a mente e o espírito proporciona diversos benefícios para o público infantil.

benefícios do método pilates

• melhoria na capacidade de atenção e concentração;

• melhoria da coordenação motora;

• controlo da respiração;

• fortalecimento muscular global;

• melhor flexibilidade e mobilidade;

• redução de stress e ansiedade;

• melhoria das relações sociais;

• melhor rendimento escolar.

princípios do método pilates

respiração

A respiração deve acontecer de maneira tridimensional, com expansão total da caixa torácica. A inspiração e expiração completa melhoram a capacidade pulmonar, a oxigenação e consequentemente o movimento. Respirar é vida.

concentração

Este princípio é fundamental para aprendizagem, e desenvolvimento da consciência corporal. Estar envolvido mentalmente no exercício.

centralização / estabilização

A capacidade de movimentar o corpo através de um centro de força (power house), e construindo desta forma uma base sólida e estável. Manter o corpo ativo durante todo o movimento.

controlo

É através de um controlo absoluto da mente sobre o corpo que alcançamos o bemestar físico. Realizar uma execução consciente dos exercícios, com atenção aos detalhes.

precisão

Realizar o movimento de modo específico, controlado e direto para que não ocorra gasto desnecessário de energia. Promover o alinhamento do corpo e ativação do centro de força.

fluidez

Executar os movimentos de maneira controlada, conectando o final de um exercício ao início de outro. Os elementos-chave para realizar corretamente este princípio são: voz, ritmo, transições entre exercícios e respiração. Transição suave dos movimentos.

proposta da atividade

Pilates para crianças.

público alvo

Crianças a partir dos 6/7 anos.

organização da aula:

• Aulas individuais ou em grupo (máximo 10 alunos);

• Duração de 45 minutos;

• 1x a 2x por semana.

faça já a sua marcação

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.