na infância podem surgir dificuldades que se contrapõem ao desenvolvimento natural
musicoterapia
O musicoterapeuta utiliza a música não só como ferramenta que ajuda nos aspectos emocionais e facilitadora de ambientes ou sensações agradáveis, mas também promove uma interação entre música-musicoterapeuta-paciente. Tendo em conta as necessidades individuais do paciente, adapta e/ou modifica as técnicas e o grau de complexidade destas, em função das necessidades identificadas.
Entre os objectivos gerais que estão na base do trabalho musicoterapêutico encontram-se: a comunicação (comunicação expressiva, comunicação receptiva, seguir instruções), as competências sociais (rotina de cumprimentar, dinâmica familiar, contacto visual, imitação, liderança, atenção conjunta, conhecimento ou percepção de uma situação, brincar/jogos ao ar livre), a área emocional (desenvolvimento da auto-confiança, expressão e compreensão emocional, expressão individual), o comportamento (transições, atenção, vocalizações, comportamento musical), competências motoras (motricidade fina), actividades de vida diária (tarefas de auto-cuidado, competências pré-académicas).
terapia ocupacional / integração sensorial
A Terapia Ocupacional visa capacitar os utentes para a realização de atividades quotidianas que possam ter dificuldade em concretizar, seja por condições motoras como cognitivas, sociais ou emocionais.
A Integração Sensorial é definida como o processo neurológico através do qual o sistema nervoso central recebe, regista e organiza as informações sensoriais. É através dela que se criam as respostas adaptadas do corpo ao ambiente, para serem utilizadas no dia-a-dia.
Sinais de alerta:
| Défices de coordenação oculomotora
| Alterações/Dificuldades na alimentação
| Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
| Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)
| Atrasos Globais de Desenvolvimento
| Défices de motricidade global e fina
| Défices de coordenação motora bilateral
| Dificuldades na grafomotricidade e escrita
| Dificuldades nas atividades da vida diária
| Alterações genéticas (síndromes)
| Dificuldades no brincar.
terapia snoezelen
O termo Snoezelen é a junção de duas palavras holandesas: snuffelen, ou cheirar, e doezelen, relaxar. Esta Terapia é realizada num ambiente multissensorial, que permite estimular os cinco sentidos clássicos – toque, paladar, visão, som e cheiro – bem como a noção do corpo e da sua posição e o equilíbrio.
As técnicas de Snoezelen possibilitam a estimulação sensorial de crianças com dificuldades, deficiências ou outras limitações, proporcionando conforto e atividades lúdicas.
A terapia Snoezelen pode ser usada para:
| Promover o relaxamento e a diversão
| Estimular os sentidos
| Explorar as necessidades e as preferências da criança
| Controlar o stress e ansiedade
| Motivar a aprendizagem
| Suscitar emoções positivas
terapia da fala
O trabalho em Terapia da Fala visa prevenir, avaliar e intervir nas áreas da:
| Comunicação
| Linguagem
| Fala/ Articulação Verbal
| Leitura e Escrita
| Fluência – Promoção de um discurso fluente
| Voz – Promoção da qualidade e saúde oral
| Motricidade Orofacial
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação e intervenção das perturbações da comunicação, englobando todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, e também de comunicação não verbal. Avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos.
psicologia clínica
A consulta de psicologia clínica enquanto intervenção especializada tem como finalidade a melhoria do funcionamento mental individual, com repercussões no domínio relacional. É um espaço que privilegia a relação interpessoal, no qual se fala e se é escutado, um processo que tem por base as teorias científicas da personalidade e do adoecimento psicológico.
Quando realizadas na infância e adolescência, as consultas de Psicologia Clínica ajudam a compreender, diagnosticar e intervir nos comportamentos, de forma que estes melhorem através do crescimento. Nos anos formativos, é importante delinear estratégias de intervenção para a superação dos obstáculos, que podem surgir em determinados contextos.
psicoterapia
A Psicoterapia é um processo focado no indivíduo, neste caso na criança, que visa resolver questões emocionais. É através dela que, num ambiente controlado e seguro, o paciente consegue pelo diálogo identificar problemas e alterar padrões de pensamento e comportamento que não contribuam para o seu bem-estar.
Na Psicoterapia Infantil, o objetivo é ajudar na expressão pessoal das crianças, utilizando atividades e a brincadeira como meio de resolução de problemas e bloqueios emocionais. Para tal, é necessário que o psicoterapeuta inspire confiança, facilitando esta mudança, e que oriente os tutores para a manutenção da melhoria.
fisioterapia pediátrica
A Fisioterapia Pediátrica, como o próprio nome indica, é uma especialização da Fisioterapia na qual o fisioterapeuta centra a sua atenção na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas condições clínicas que afetam pessoas dos 0 aos 18 anos: bebés, recém-nascidos, crianças, pré-adolescentes e adolescentes.
A Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas.
posturologia pediátrica
A Posturologia Pediátrica é destinada a crianças com maus hábitos posturais, ou de postura. Estes podem ser identificados pelas dores nas costas, nas pernas, de cabeça, dormência ou fraqueza nos membros. Certas atividades do quotidiano, como levar uma mochila demasiado pesada às costas ou utilizar o telemóvel com uma postura incorreta, podem acentuar estes problemas.
Também o crescimento rápido pode afetar a postura das crianças, porque o desenvolvimento dos músculos pode não acompanhar o crescimento dos ossos. A má postura pode tornar-se até num “vício”, sendo difícil melhorá-la sem apoio de um posturólogo. Estes profissionais de saúde utilizam técnicas para tratar os desequilíbrios da postura, prevenindo também outras disfunções.
osteopatia pediátrica
A osteopatia pediátrica cada vez mais se destaca não só pelos seus benefícios para os bebés e crianças, mas também na prevenção de problemas que possam aparecer na idade adulta. Durante a gravidez as posições que o bebé assume dentro do útero podem ser determinantes, para o crânio, pescoço ou até mesmo para as ancas e pés.
Uma pequena alteração do crânio, por exemplo, pode repercutir por todo o corpo. Até mesmo alterações posturais podem instalar-se como consequência do crescimento assimétrico dos ossos da cabeça. O momento do parto, também pode ser crucial para o bebé.