pilates para crianças

porque as crianças
devem fazer pilates?
(Joseph Pilates, 1934)
Segundo Joseph Pilates, na infância os maus hábitos são tão facilmente adquiridos como os bons. Nesse sentido devemo-nos concentrar na aquisição de bons hábitos, evitando que, no futuro, tenhamos a necessidade de correção dos maus, o que frequentemente se torna impossível.
Desta forma é de extrema importância ensinar à criança o desenvolvimento correto e equilibrado entre corpo e mente.
De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) os jovens entre os 5 e os 17 anos devem realizar pelo menos 60 minutos diários de atividade física de intensidade moderada a vigorosa. A maior parte dessa atividade deve ser aeróbia, no entanto, devem-se incorporar exercícios de fortalecimento ósseo e muscular, pelo menos, três vezes na semana.
Ainda de acordo com esta organização, em crianças e adolescentes, quantidades elevadas de comportamento sedentário estão associadas ao aumento da gordura corporal, à diminuição da saúde cardiometabólica, a uma menor condição física, más posturas, à redução do comportamento social e redução da duração do sono.
existem inúmeros fatores que podem ser causadores de más posturas em crianças:
- Longos períodos sentados durante o período escolar;
- Mobiliário inadequado nas salas de aula;
- Excesso de peso nas mochilas (maior que 10% do peso corporal da criança);
- Acesso excessivo a tecnologia através do uso de tablets e smartphones;
- Crescimento corporal acelerado;
- Sedentarismo;
- Obesidade infantil;

DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA
o desenvolvimento motor das crianças passa por diversas fases:
Fase de movimentos especializados (7-14 anos):
Nesta fase, o movimento torna-se uma ferramenta que se aplica a muitas atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos desportos. É neste período que as habilidades fundamentais são refinadas, combinadas e elaboradas. Excelente fase para introdução de exercícios através do Pilates.
A Pilates Method Alliance (PMA) criou o conceito de Magic Window. Após vários estudos observou-se que na faixa etária entre os 9 e os 13 anos obtêm-se os melhores resultados em relação ao desenvolvimento motor e cognitivo com a prática de exercícios de Pilates.
o método pilates
O método Pilates, por ser uma técnica tão completa que integra o corpo, a mente e o espírito proporciona diversos benefícios para o público infantil.
benefícios do método pilates
• melhoria na capacidade de atenção e concentração;
• melhoria da coordenação motora;
• controlo da respiração;
• fortalecimento muscular global;
• melhor flexibilidade e mobilidade;
• redução de stress e ansiedade;
• melhoria das relações sociais;
• melhor rendimento escolar.
princípios do método pilates
respiração
A respiração deve acontecer de maneira tridimensional, com expansão total da caixa torácica. A inspiração e expiração completa melhoram a capacidade pulmonar, a oxigenação e consequentemente o movimento. Respirar é vida.
concentração
Este princípio é fundamental para aprendizagem, e desenvolvimento da consciência corporal. Estar envolvido mentalmente no exercício.
centralização / estabilização
A capacidade de movimentar o corpo através de um centro de força (power house), e construindo desta forma uma base sólida e estável. Manter o corpo ativo durante todo o movimento.
controlo
É através de um controlo absoluto da mente sobre o corpo que alcançamos o bemestar físico. Realizar uma execução consciente dos exercícios, com atenção aos detalhes.
precisão
Realizar o movimento de modo específico, controlado e direto para que não ocorra gasto desnecessário de energia. Promover o alinhamento do corpo e ativação do centro de força.
fluidez
Executar os movimentos de maneira controlada, conectando o final de um exercício ao início de outro. Os elementos-chave para realizar corretamente este princípio são: voz, ritmo, transições entre exercícios e respiração. Transição suave dos movimentos.
proposta da atividade
Pilates para crianças.
público alvo
Crianças a partir dos 6/7 anos.
organização da aula:
• Aulas individuais ou em grupo (máximo 10 alunos);
• Duração de 45 minutos;
• 1x a 2x por semana.